6 Benefícios da Automação para as Indústrias de Alimentos e Bebidas

Em um setor que enfrenta forte concorrência e opera com margens estreitas como o de alimentos e bebidas, ter todos os seus componentes trabalhando juntos e de forma eficiente é fundamental não só para o seu crescimento, como também para a sua sobrevivência.

Os desafios para estas indústrias são muitos: conseguir mão de obra qualificada, ter equipamentos adequados, manter um controle de qualidade rigoroso, ter práticas de gestão eficazes e lidar com mudanças na produção e distribuição. Além, é claro, de precisarem cumprir as muitas normas e leis relativas à produção segura e ao manuseio de alimentos.

E a automação surge como uma grande aliada para encarar todos eles de frente! Que saber por quê? Continua com a gente e confira 6 dos seus muitos benefícios para as indústrias de alimentos e bebidas.

  1. Melhora a Rastreabilidade

A rastreabilidade é um dos benefícios mais significativos da automação para o setor. Especialmente quando associada à análise, pode melhorar o acompanhamento de matérias-primas e alimentos desde o fornecedor primário até o atendimento do pedido.

Os sistemas de rastreamento automatizados monitoram e rastreiam os alimentos praticamente sem entrada manual e, portanto, é fácil ver o que está acontecendo em qualquer ponto das cadeias de abastecimento, produção e entrega.

Ter esse tipo de dado ao seu alcance é extremamente importante quando se trata de empresas que lidam com produtos perecíveis que precisam produzir rapidamente para maximizar a sua vida útil.

Os dados do software de rastreamento também podem ajudá-lo a melhorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos eliminando ineficiências e despesas desnecessárias. Além disso, se houver algum problema durante qualquer parte do processo, os dados estarão disponíveis para a rápida identificação e correção de eventuais erros. Em alguns casos, o software de automação de qualidade pode até ajudá-lo a detectar possíveis problemas antes que eles ocorram.

Além disso, a rastreabilidade também é vital para garantir a conformidade com os regulamentos. Através de sistemas eficientes de coleta de dados, você pode coletar as informações necessárias para o seu cumprimento com mais rapidez e exatidão.

  • Padroniza o Controle de Qualidade

Este é um ponto que merece destaque, já que a qualidade é a principal forma pela qual as empresas de alimentos se diferenciam da concorrência. Um passo em falso grave, como permitir que alimentos contaminados cheguem ao consumidor final, pode prejudicar irreparavelmente a reputação de uma marca.

Uma empresa de alimentos tem muitas partes móveis e a automação pode ser o elo que as conecta, fazendo com que trabalhem melhor juntas. Com tantos pontos de contato diferentes nos processos de fornecimento, produção e distribuição, torna-se fundamental um controle de qualidade adequado em cada etapa.

Com os sistemas de automação e equipamentos de processamento de alimentos adequados , fica mais fácil perceber problemas desde o início. E detectar problemas imediatamente ajuda as empresas a evitarem problemas mais graves posteriormente.

Os equipamentos automatizados facilitam, ainda, a padronização da produção, o que é difícil conseguir com a mão-de-obra humana. Ou seja, com a automação a qualidade torna-se replicável de uma amostra para outra e um controle de qualidade eficiente passa a ser uma meta alcançável.

  • Melhora a segurança no local de trabalho

A automação não pode substituir o treinamento de segurança e trabalhadores qualificados, mas pode melhorar a segurança no local de trabalho.

Por um lado, os sistemas e equipamentos de automação podem executar, monitorar ou controlar tarefas perigosas e deixar os trabalhadores menos expostos à locais e situações de risco.

Embora a maioria das empresas se esforce para ter ambientes de trabalho seguros, a segurança extra fornecida pelos sistemas automatizados pode ajudar a reduzir os custos gerais, uma vez que não precisarão responder com tanta frequência a possíveis lesões.

  • Aumenta a Eficiência

O aumento da eficiência é provavelmente um dos benefícios mais claros da automação no setor de alimentos e bebidas. Quando desenvolvida e implantada corretamente, ela pode ajudar seu negócio a ter resultados mais consistentes e mais rápidos do que se dependesse apenas de trabalhadores humanos.

Muitas vezes, o tempo é importante neste setor e operações mais eficientes podem melhorar a qualidade, limitar o desperdício e aumentar seus lucros ao reduzir os custos operacionais. Quanto mais automação você emprega, menos pontos de contato direto e possíveis atrasos, variabilidade ou tempo de inatividade você cria.

É importante destacar – e este é um ponto bastante discutido – que automatizar não significa que a empresa vá substituir totalmente a sua força de trabalho por máquinas. A ideia é que eles trabalhem juntos criando processos mais eficientes.

  • Protege a imagem da sua empresa

Em um setor onde os produtos são, muitas vezes, semelhantes e colocados lado a lado na prateleira, ter uma marca que tenha força e credibilidade junto ao mercado e clientes, é fundamental para a aquisição e fidelização dos consumidores.

E parte da força da marca de um fornecedor de alimentos e bebidas está na sua capacidade de manter a qualidade e o padrão dos seus produtos. Os clientes escolhem as marcas porque sabem que são seguras e assumem que o produto terá o mesmo sabor, textura ou outras características cada vez que o consumirem.

E como falamos acima, a automação pode garantir que o processo seja mais uniforme e padronizado, garantindo essa consistência que o consumidor espera.

  • Oferece flexibilidade

O setor de alimentos e bebidas está em constante transformação e a automação ajuda as empresas a serem mais ágeis e adaptáveis ​​às mudanças.

Enquanto os trabalhadores geralmente precisam ser treinados novamente para se adaptarem a novos sistemas, os sistemas de automação digital são mais fáceis de reaproveitar. Se as leis ou os padrões do setor mudarem, por exemplo, os ajustes de software ou hardware podem colocá-lo de volta em conformidade rapidamente.

Talvez mais importante ainda: os sistemas automatizados são fáceis de adaptar ao aumento ou diminuição da produção. Se você trabalha com sazonalidade, teve uma queda acentuada de vendas ou teve um aumento inesperado da demanda, basta ajustá-los, sem que isso afete o número de pessoas que você emprega.

Entre em contato com a Vale e fale com os nossos especialistas. Temos soluções de automação sob medida para setor de alimentos e bebidas e para o seu negócio.

fale conosco

Vamos conversar?

Seja qual for o tamanho ou a área de atuação da sua indústria, a Vale tem uma solução completa, personalizada e integrada de ponta a ponta para digitalizar e aumentar a eficiência e produtividade da seu negócio.

Nossa equipe de especialistas está pronta para lhe atender!