Inversores de frequência: entenda porquê é importante realizar a manutenção preditiva e preventiva

Os inversores de frequência controlam a velocidade do motor e convertem a frequência de alimentação fixa (60 Hz) em uma saída de frequência e tensão variáveis, permitindo o controle preciso da velocidade. Por isso, eles são equipamentos essenciais nos processos de automação, potencializando a eficiência que todos buscam.

Esses aparelhos ainda são uma maneira eficiente de economizar energia, podendo ser usados por muitos anos. Entretanto, existe um momento que o desempenho do inversor cai para um rendimento mais baixo que de costume, chegando a hora de realizar a reposição do equipamento. Os processos, antes operando com alta eficiência, caem para uma produtividade inferior. É a partir daí que chegam os prejuízos com o consumo de energia. Para evitar esses problemas, como manutenções caras e inesperadas, é preciso realizar a manutenção preditiva e preventiva.

Por que realizar a manutenção preditiva e preventiva dos inversores de frequência?

Além de economizar bastante evitando reparos urgentes, queda da produtividade e substituição repentina de equipamentos, a manutenção preditiva e preventiva serve também para preservar os inversores, que têm a vida útil reduzida naturalmente ao longo do tempo.

Fatores como temperatura do ambiente, poeira, sujeiras, umidade, agentes químicos e condições da instalação podem ser os responsáveis pelo desgaste dos inversores de frequência, principalmente em funcionamento contínuo. A revisão das aplicações dos equipamentos na totalidade previnem problemas futuros e manutenções forçadas, garantindo o máximo rendimento.

Segundo a ABB, a probabilidade de falha de produtos industriais equipados com componentes eletrônicos, como os inversores, aumenta com os anos de operação. Confira a tabela abaixo montada pela ABB que mostra o programa de manutenção comparando os custos com o momento ideal para fazer a manutenção:

Como é realizada a manutenção preditiva e preventiva dos inversores de frequência?

É recomendado que a manutenção dos inversores de frequência seja feita regularmente durante toda a vida útil do equipamento. Ela é feita coletando dados dos dispositivos em inspeções anuais. São realizados testes para verificar se não existem mais falhas e também a melhora do desempenho dos equipamentos após as alterações.

A manutenção também pode realizar a substituição de peças do equipamento, conforme as instruções dos próprios fabricantes dos produtos. É feita uma análise de toda a parte física do equipamento.

Conclusão

Vimos que a manutenção preditiva e preventiva dos inversores de frequência trazem diversos benefícios, como o aumento da confiabilidade do equipamento, a otimização e redução dos custos gerais e de reparos, além do aumento da vida útil do equipamento. Portanto, sim, vale muito a pena ficar atento aos seus aparelhos e realizar as manutenções regularmente, seguindo todas as etapas necessárias.

É importante destacar que todos os processos realizados durante as manutenções precisam ser feitos por profissionais capacitados, por meio dos equipamentos corretos para o serviço.

A Vale Automação é especialista em automação industrial e distribuidora certificada Schneider Electric. A RGM Service é nossa empresa parceira especializada em reparos em equipamentos de automação industrial com atendimento em laboratório. Seu campo é uma das referências do segmento no estado do Paraná. Visite o site e conheça o perfil no Instagram.

Também possuímos uma linha completa de inversores para máquinas de diferentes potências, atendendo desde os requisitos de aplicações mais simples aos mais avançados. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo. Visite nossa loja virtual.

fale conosco

Vamos conversar?

Seja qual for o tamanho ou a área de atuação da sua indústria, a Vale tem uma solução completa, personalizada e integrada de ponta a ponta para digitalizar e aumentar a eficiência e produtividade da seu negócio.

Nossa equipe de especialistas está pronta para lhe atender!